Integre processos de cobrança, pagamento e conciliação: do ERP ao invisible banking
Se você conta com um bom ERP (software de gestão), sabe bem o quanto ele agiliza os processos internos da sua empresa. Mas facilitaria ainda mais se oferecesse, nativamente, serviços financeiros que incluem processos de cobrança, pagamento e conciliação financeira – já como ocorre em um invisible bank. Com o WK Radar, isso é uma realidade.
Tendência entre os maiores sistemas de gestão do mercado, o invisible bank veio pra ficar. Com ele, dentro do ERP, você realiza uma série de transações bancárias sem utilizar um banco propriamente dito – ou no sentido mais tradicional daquilo que entendíamos por banco.
Mais que integração, união
No invisible bank, a ideia é oferecer serviços bancários nativos no próprio sistema. Por isso que ele é considerado muito mais do que uma simples integração. É a união de serviços! Você congrega o que há de melhor no ERP com o que há de bom num internet banking. E oferece uma experiência que reúne esses dois mundos em uma única plataforma unificada.
“A ideia aqui é oferecer serviços bancários para os usuários do ERP, sem que eles precisem acessar um canal do banco físico ou o próprio banco virtual. Isso agiliza processos, pois as transações passam a ser realizadas em uma única tela”, disse Odair Behnke, executivo de operações com o mercado da WK.
Descomplicando o financeiro
Para fazer um processo de cobrança, por exemplo, hoje sua empresa precisaria configurar arquivos de CNAB de envio e retorno para cada banco que a empresa trabalha. Selecionar títulos para geração de cobrança, banco por banco. Gerar os arquivos de cobrança para enviar ao banco, baseado no leiaute de CNAB criado. Acessar o internet banking de cada banco e importar os arquivo de CNAB. Após a compensação bancária, acessar novamente o internet banking e exportar o arquivo de retorno do banco no formato CNAB, em cada banco. Importar o arquivo de retorno de cada banco no sistema financeiro. Tratar as inconsistências da importação do retorno e, só então, obter a posição correta da situação de cada título.
Repara como é um processo “ioiô”, trabalhoso e cheio de Alt+Tab.
Utilizando um ERP com invisible bank, seu time não precisa fazer uso de conta bancária, internet banking ou de arquivos de CNAB para operar recebimentos e pagamentos de boletos. Tudo isso é realizado diretamente através do próprio ERP, automaticamente, via web services.
Eliminando o Alt+Tab
Ao automatizar processos de cobrança, pagamento e conciliação bancária, integrando esses serviços ao ERP, você pode fazer suas operações sem ter que ficar mudando de tela toda hora.
Continue se relacionando com o seu banco
No caso do WK Radar, que se uniu à Villela Brasil Bank para oferecer esse tipo de serviço, o usuário que quiser se beneficiar desse novo universo não vai precisar abandonar o banco de sua preferência. Ao fazer uma cobrança, por exemplo, o crédito que cair na sua conta de pagamento (Villela) vai direto para o banco de sua preferência, dentro de um período configurado por você. Assim, você pode continuar se relacionando com o seu banco atual e aproveitar as vantagens do nosso ERP.
Outros benefícios para o cliente WK
- Gere boletos para seu cliente automaticamente e envie para o sacado via WK Radar;
- Disponibilidade D+0 do recurso;
- Possibilidade de efetuar pagamentos via boleto, TED e Pix;
- Extrato disponível diretamente na tela do ERP (basta importar o extrato de forma on-line, sem necessidade de acessar internet banking e importar arquivos).